Há três mil anos, uma religião dominante tem estigmatizado como subumano mais de um terço da população indiana. Esse grupo, conhecido como dalit, os intocáveis, de acordo com estatísticas, estão entre 200 e 300 milhões – o correspondente a toda concentração populacional dos EUA. Essas pessoas são expostas à escravidão, ao tráfico para exploração sexual, à discriminação e extrema pobreza.
O livro Antes que seja tarde, escrito pelo pastor californiano Matthew Cork, descreve a triste realidade dos dalits, à qual ele teve acesso pela primeira vez em 2007, em uma viagem a Hyderabad, na Índia. Lá, ele foi impactado ao ver crianças esmolando no aeroporto; idosas varrendo sarjetas e famílias morando dentro de tubulações de cimento descartadas. Foi em Hyderabad que Cork conheceu as amarras sistemáticas às quais esse povo tem estado preso por milhares de anos.
Conforme ficava face a face com tal sofrimento, o pastor se convencia de que Deus o compelira a ajudar. Sabia que a maior esperança para os dalits reside na educação de seus filhos – algo por muito tempo a eles negado. Foi, então, que Cork se sentiu motivado a unir forças entre a sua igreja (Friends Church) e a Dalit Freedom Network (organização não governamental que luta pelos diretos dos dalits), a fim de construir 200 escolas ao longo de dez anos. Na obra, ele narra toda a trajetória e todos os esforços para livrar esse grupo tanto espiritual como socialmente.
Antes que seja tarde é uma narrativa cuja ideia é levantar a bandeira de libertação e restauração de um povo sofrido. “Mesmo os mais renomados autores encontram dificuldade em descrever o grave impacto dessa opressão monstruosa sobre a mente, o coração e a alma das vítimas do sistema de castas”, destaca, no prefácio do livro, o Dr. Joseph D’souza, presidente da Dalit Freedom Network.
Embora a obra trate da situação de um povo que habita a milhares de quilômetros dos brasileiros, a exploração sexual, a discriminação e a pobreza extrema são problemas que ocorrem com diversos povos no mundo todo, inclusive no Brasil. Por isso, esse material é uma maneira de levar a Igreja a atender o seu papel diante dessa dolorosa realidade, tendo como exemplo os dalits. “Todos os que se importam com liberdade, justiça, redenção, reconciliação e visão encontrarão, nestas páginas, encorajamento, motivação e direção. A causa do povo dalit inspira libertação por todo o mundo”, ressalta D’ souza.
Por meio deste livro, o leitor terá a oportunidade de conhecer, a fundo, o trabalho exemplar de Matthew Cork em parceria com a Dalit Freedom Network. “Ao longo dessa caminhada, quero compartilhar um relato inédito sobre a liderança corajosa, visionária e determinada que o Dr. Joseph D´souza e sua equipe realizaram e realizam até hoje. Deus está erguendo um exército de servos. Está acontecendo. A nação está mudando”, enfatiza Cork.
A jornada de Matthew Cork, descrita nessa obra, mudará seu modo de pensar e o conduzirá a um universo repleto de coragem, solidariedade e amor ao próximo. Antes que seja tarde é um convite – e um desafio – a unir esforços para levar liberdade e esperança aos que sofrem em todo o mundo. Por que não começar agora, antes que seja tarde?